Sep 26, 2011

plantar a Paz


“It’s the little things citizens do. That’s what will make the difference.
My little thing is planting trees.”

—Wangari Maathai, 1940 - 2011
Environmental & Political Activist, Nobel Peace Prize Winner 2004



foto de http://www.greenbeltmovement.org/


A árvore é um símbolo de Paz na África. Em diversas comunidades, ainda sobrevive uma antiga tradição. Quando há um conflito, a pessoa mais velha planta uma árvore entre os dois lados em disputa. Este cerimonial sinaliza o início da reconciliação entre as partes. 


Foi esta herança cultural – ecológica e pacifista – a inspiração para Wangari Maathai. 
"It is the people who must save the environment. It is the people who must make their leaders change. And we cannot be intimidated. So we must stand up for what we believe in."
Wangari Maathai

" O desflorestamento do Quénia destruiu boa parte da biodiversidade e reduziu a capacidade das florestas de conservar água, um recurso bastante escasso na região. Para mudar esta situação, Wangari Maathai começou uma campanha de esclarecimento com grupos de mulheres mostrando que árvores deviam ser plantadas. Aos poucos, foram percebendo que o plantio gerava emprego, combustível, comida, abrigo, melhorava o solo e ajudava a manter as reservas de água. Nas últimas três décadas, as mulheres do Quênia plantaram mais de 30 milhões de árvores. "

mais info
aqui
Viveiro Tumutumu, Quénia
imagem do filme
"Taking root: the vision of Wangari Maathai"
Alan Dater, Lisa Merton
EUA, 2008, 81 min 


  
“Não se pode proteger o Ambiente sem dar poder às pessoas, informá-las e ajudá-las a compreender que estes recursos [naturais] são delas e que elas os devem proteger" disse Maathai, citada no site do Green Belt Movement.