May 31, 2013

PLANEAMENTO DAS SAÍDAS DE CAMPO : IDENTIFICAÇÃO DA VEGETAÇÃO AUTÓCTONE / LOCAIS DE RECOLHA DE SEMENTES

Cuidadoso planeamento dos sítios para recolha de sementes. 
Visitas previas aos locais seleccionados, reconhecimento das espécies no terreno na época de floração de modo e estimarmos as datas mais adequada para colheita de sementes.Elaboração de um cronograma para colheita de sementes, e calendarização das saídas de campo.

Parte das saídas de campo para reconhecimento da vegetação, têm sido feitas no âmbito de um Projecto ProDer, em parceria com a arqOUT e o Instituto Superior de Agronomia.

A parceria tem como principal objectivo o estudo, investigação, concepção, produção, divulgação e comercialização de espécies autóctones. As entidades envolvidas pretendem promover uma maior sensibilização para a importância e benefícios da preservação da paisagem natural e da sua biodiversidade, que se fundamenta na valorização, conhecimento e aplicação das espécies autóctones portuguesas. 

O Projecto é apoiado por uma forte componente de investigação e um rigoroso trabalho de campo, onde estão a ser identificadas as principais séries de vegetação e caracterizadas as espécies com potencial de produção em viveiro e de utilização em projectos de arquitectura paisagista e recuperação da paisagem.